quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Meu Querido Artista

O Nordeste é o berço de grandes artistas e quanto orgulho tenho disso.Dentre tantos como: Elba Ramalho, Chico Cesar, Zé Ramalho, Djavan, Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro... hoje gostaria de falar de LENINE, pois ele estará aqui na Paraíba amanhã, então paraibanos de plantão, não percam o show deste artista espetacular.Além de cantor, Lenine compõe maravilhosamente junto a um ideal jogo instrumental que faz emocionar, faz sorrir, faz dançar, faz querer cantar junto, enfim, tem músicas inacreditáveis como: todas elas juntas num só ser ( a qual o fez ganhar vários prêmios), o que é bonito?, martelo bigorna, tudo por acaso e várias outras. Fã de Jackson do Pandeiro, com toda sua humildade, Lenine o fez uma homenagem genial.

Todo o meu carinho a Lenine vou expôr a vocês a letra de "Jack soul Brasileiro", do meu querido artista e gênio LENINE.



Jack Soul Brasileiro
E que som do pandeiro
É certeiro e tem direção
Já que subi nesse ringue
E o país do swing
É o país da contradição...
Eu canto pro rei da levada
Na lei da embolada
Na língua da percussão
A dança mugango dengo
A ginga do mamolengo
Charme dessa nação...
Quem foi?
Que fez o samba embolar?
Quem foi?
Que fez o coco sambar?
Quem foi?
Que fez a ema gemer na boa?
Quem foi?
Que fez do coco um cocar?
Quem foi?
Que deixou um oco no lugar?
Quem foi?
Que fez do sapo
Cantor de lagoa?...
E diz aí Tião!
Diga Tião! Oi!
Foste? Fui!
Compraste? Comprei!
Pagaste? Paguei!
Me diz quanto foi?
Foi 500 reais
Me diz quanto foi?
Diga Tião!
Oi!
Foste? Fui!
Compraste? Comprei!
Pagaste? Paguei!
Me diz quanto foi?
Foi 500 reais
Me diz quanto foi?
Jack Soul Brasileiro
Do tempero, do batuque
Do truque, do picadeiro
E do pandeiro, e do repique
Do pique do funk rock
Do toque da platinela
Do samba na passarela
Dessa alma brasileira
Despencando da ladeira
Na zueira da banguela
Alma brasileira
Despencando da ladeira
Na zueira da banguela
Diz ai quem foi......
Quem foi?
Que fez o samba embolar?
Quem foi?
Que fez o coco sambar?
Quem foi?
Que fez a ema gemer na boa?
Quem foi?
Que fez do coco um cocar?
Quem foi?
Que deixou um oco no lugar?
Quem foi?
Que fez do sapo
Cantor de lagoa?...
Me diz aí Tião!
Diga Tião! Oi!
Fosse? Fui!
Comprasse? Comprei!
Pagasse? Paguei!
Me diz quanto foi?
Foi 500 reais...
Eu só ponho BEBOP no meu samba
Quando o tio Sam
Pegar no tamborim
Quando ele pegar
No pandeiro e no zabumba
Quando ele entender
Que o samba não é rumba
Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana
Chiclete eu misturo com banana
E o meu samba, e o meu samba
Vai ficar assim...
Ah! ema geme...
Aaaaah ema gemeu!
Eu digo deixa!
Que digo!
Que pensem!
Que fale!
Deixa isso pra la
Vem pra ca
O que que tem
Eu não to fazendo nada
Você também
Não faz mal bater um papo assim gostoso com alguém


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sexo com Responsabilidade

Faço parte do Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) e foi pedido a todos que participam um projeto, falei sobre Sexualidade, Prevenção e Aids. O que me levou a falar sobre o tema, foi um livro muito interessante, (DEPOIS DAQUELA VIAGEM de Valéria Piassa Polizzi), que a mesma relata sobre sua estória, pois aos 16 anos passou a viver com aids. Através dos fatos que Valéria cita, fala do preconceito que sofreu, principalmente, porque ela contraiu o vírus nos anos 80, inicio da epidemia, e aqui no Brasil haviam rótulos para a doença, aumentando assim a discriminação, ela me inspirou a falar sobre o assunto, pois HOJE, em pleno século XXI, ainda não se fala em sexo como responsabilidade, mas apenas em termos vulgares, o que faz com que os adolescentes continuem sem informações concretas,que os pais e nem as escolas passam informações por alguns fatores,  fala-se em prevenção, mas não como usar os métodos preventivos corretamente e a falta de consciência do uso da camisinha e sobre a aids muitas pessoas sabem algo básico, mas não sabem como transmite, qual o método preventivo, enfim, é uma porção de informações que ao meu ver são necessárias principalmente aos adolescentes/jovens.

Fiz um poema dirigido aos jovens que estavam na turma que vocês vão ver logo abaixo:


Dar início a vida sexual
Nossa que excitante!
Hoje em dia é algo bem natural
Mas isso não é o bastante

Sexo é prazeroso, satisfatório, causa felicidade
Mas também tem seu outro lado
Ele nos traz responsabilidade

Jovens parecem saber tudo
E não sabem nada
Isso não acontece por serem imaturos
Mas os adultos não conversam com a garotada

Use sempre preservativo
Precaução, isso sim é relevante
Não viva num mundo depreciativo
Cuide da sua vida de amante

As doenças estão por ai
Mas você pode tomar uma decisão
Não pense em se distrair
Evite, faça amor, mas com prevenção


Obrigada a todos que visitam meu blog e hoje quero mandar um beijo para minha amiga Edilene, estava com saudades.

domingo, 8 de janeiro de 2012

O Que é Serviço Social?... Não é Caridade!

Hoje, acordei com visitas em casa e confesso que não gosto muito, porque tem gente que vai te "visitar" apenas para saber o que você tem e fazer perguntas sobre sua vida, que por sinal, nem tem intimidade para isso. Enfim, o leitor deve até está pensando o quanto eu sou chata, eu nunca falei por ai que sou simpática, mas se você parar e analisar, tenho certeza que já passou pela mesma situação. Eu tive que fazer "sala", pois minha família, como tantas outras, leva isso como um modo de educação, é o que a sociedade chama de ser "civilizado".A conversa fluía, enquanto eu continuei calada, diante das mesmas conversas: falar de médico, o que os filhos estão fazendo, com quem namoram, quais as "melhores" profissões a serem seguidas... e quando se chegou a este último assunto, consequentemente, falou-se em Serviço Social, pois é o curso o qual sou graduanda, COM MUITO ORGULHO, e alguém logo fala, que é um curso bom e que conhece uma outra pessoa que cursa e a mesma é muito caridosa, gosta de fazer caridade. Estou um pouco indignada com isso, mas também entendendo que esta pessoa não tem culpa pela visão que a sociedade tem do curso, tendo em vista, que a própria categoria deve desmistificar. Minha indignação, é pelo fato da ausência de reconhecimento da importância da profissão para a sociedade, pois escuto muitas vezes que é uma carreira sem futuro, que não dá dinheiro, que é melhor Direito, Medicina, Engenharia Civil,etc. Não querendo desmerecer, mas vocês sabem como funcionam as leis no Brasil? E a Medicina, está ótima não é? Pois as próprias pessoas que vieram aqui HOJE, falavam de tantos médicos que não cumprem com sua função e tratam as pessoas como mero produto científico e a Engenharia nem se fala, olha quanto estão sendo destruídas as matas, para a construção de prédios "maravilhosos" e além disso, a categoria que constrói de verdade( pedreiros e serventes) nem são reconhecidos por isto, enfim, estou realmente chateada com tudo isso. Mas o que verdadeiramente quero dizer para todos, é que o Serviço Social tem que muito o que agradecer a Igreja e as ações caridosas, pois foi um alicerce para o surgimento profissional .Porém hoje, a realidade é outra, não fazemos caridade, toda a nossa profissão está embasada em leis, e NÓS somos uma ponte para que estas façam valer a pena para as classes menos favorecidas, pois lutamos pela classe trabalhadora, ou pelo menos boa parte de nós, então eu falo com convicção que o SERVIÇO SOCIAL, pode até não oferecer, por enquanto, o ótimo salário que tantas outras oferece, mas nossa luta e cotidiano é difícil, mas gratificante. O mundo é mesmo movido pelo capital, eu sou movida pelo outro, pelo SER HUMANO e é por ele que vou lutar até o fim.

Amanda ia falar do livro desculpe, mas nossa profissão deveria ser lembrada, beijos amiga